Cadê a luz do fim do túnel? (personagens) (parte 1)

CAMILLA BRANDÃO GOMES: uma jovem de 15 anos de idade, que mora com os avós. É alta, magra, tem olhos cinza-azulados, e no começo da narrativa tem cabelos pretos longos com mechas roxas. No meio da narração, ela corta seus cabelos e pinta-os de vermelho. Tem um namorado, Luciano, que é crossdresser. E diversos amigos fiéis como Natália, Levi, Anabela, Angela e outros. Mas ao mesmo tempo a moça coleciona inimigos como Sílvia e sua Gangue de Salto, que querem atrapalhar a vida da garota. No quarto tem diversos cabos pendurados no teto, um computador, uma vitrola com diversos discos e uma máquina de costura. E se chama “Camilla’s ground control”. Sua grande paixão é invadir computadores dos outros sem autorização. Sempre com êxito. A Camilla gosta de filmes antigos e de rock clássico. Seu grande ídolo é o cantor inglês David Bowie. Ela é tão fã dele que tem na porta do seu guarda-roupa um pôster original do filme “Apenas um Gigolô” (1979), que seus avós lhe deram de presente de 14 anos e a trilha sonora do filme “Eu, Christiane F., 13 anos, drogada, prostituída…” (1982). O pôster veio da Inglaterra e o disco veio do Japão. Toca guitarra, bateria e piano. Em uma parte da narrativa Camilla aparece tocando ao piano uma versão de sua música favorita: “Star”, do disco “The Rise and Fall of Ziggy Stardust and Spiders from Mars” (1972).

Ela mora com seus avós desde quando tinha cinco anos, quando seus pais foram viajar. Deveriam passar dez dias fora, mas se passaram dez anos e eles não haviam voltado. Camilla se transformou de uma menina gentil e sensível em um ser amargo e duro, com raiva. Mas fingia tão bem que estava bem que ninguém lhe perguntava como se sentia. Somente quando fica sozinha em seu quarto ela se desmancha em lágrimas. Seu acessório fashion é um par de óculos escuros, para poder esconder os olhos inchados. Nos pulsos há uma marca reta e marcas de pontos, que indica que foram cortados. Não foi tentativa de suicídio, foi um acidente.

A jovem é fruto de uma combinação explosiva: nasceu de um relacionamento sem amor, foi abandonada pelos pais com apenas cinco anos, seus avós a criaram praticamente sem nenhum tipo de regra e ela se começa a se viciar em cigarros e bebida ainda adolescente. E como se não bastasse, Alexandra disse que “Camilla fodeu a sua vida”. Quando a filha descobre isso, entra em choque. E começa a tomar remédio tarja preta. Isso com apenas 13 anos, na mesma época que começa a fumar. A medicação havia sido suspensa pouco tempo antes do início da narração.

Mais tarde, há um baile de formatura. O vestido do baile de formatura foi desenhado e costurado por ela. Nesse baile descobre que o namorado se veste de mulher.

Quando os seus pais voltam, depois da festa de aniversário de 16 anos, Camilla se revolta. Ela pinta os cabelos de vermelho, começa a fumar mais intensamente. Começa a andar com um canivete escondido na bota (vermelha) no pé esquerdo e usa o cigarro como uma arma (queimando seus desafetos). E resolve mostrar à Gangue de Salto que quem manda é ela e sua turma, a TVC 15. As duas turmas se enfrentam numa velha estação de trem. Em uma briga típica de mulherzinha: cheia de puxões de cabelo, unhadas, mas canivetes em punho. Camilla sai ferida na perna, um golpe de faca. E vai presa, mas fica somente duas horas atrás das grades, pois alegou legítima defesa.

Depois da libertação de Camilla, há uma lavagem de roupa suja. Alexandra e Carlos contam a sua filha o motivo do sumiço repentino que durou dez anos.

Na continuação Camilla tem 18 anos, ainda namora Luciano e já faz faculdade de Moda. Seus cabelos estão alaranjados com as raízes loiras, em referência ao filme “O Homem que Caiu na Terra”. E continua com a sua devoção a David Bowie. Mas quem entra para o vício é a pequena Rosie, que se vicia em álcool para aguentar a barra.

ALEXANDRA BRANDÃO E CARLOS GOMES: pais de Camilla. Carlos tem 39 anos e Alexandra tem 35. Alexandra Brandão era uma modelo, que engravidou de Camilla e teve que parar a carreira promissora. Fez faculdade, mas quando estava prestes a se formar engravidou novamente, dessa vez de Rosalyn. Se mandou junto com o marido para Nova York, mas em vez de passar dez dias fora, esses dez dias se transformaram em dez anos. Alexandra teve um caso com o médico que fez o parto da pequena Rosie, o Dr. Andrews, e engravida dele, mas perde o bebê. O motivo do sumiço repentino só é explicado no fim da narrativa, em que Alexandra e Carlos vão encontrar Camilla, que estava presa por causa da briga. O casal e Rosie passaram cinco dos dez anos em que estiveram fora em Berlim. Alexandra é fisicamente parecida com Camilla, mesmo depois que a garota pinta os cabelos de vermelho, exceto na cor dos olhos. Camilla tem olhos claros e Alexandra tem olhos castanhos.

Carlos Gomes (que tem nome de compositor erudito) era herdeiro de um conglomerado imobiliário e casou-se com Alexandra depois de descobrir que a modelo engravidara. Carlos não sabe que Alexandra teve um caso com o Dr. Andrews, mas teve um caso com a secretária do médico, Rochelle. Depois de uma viagem de dez anos em companhia da esposa e da filha mais jovem, os três voltam para o Brasil e reencontram a filha mais velha, Camilla. Que havia mudado bastante. Rosie é fisicamente parecida com o pai: loira e de olhos castanhos.

ROSALYN BRANDÃO GOMES (ROSIE): filha de Alexandra e Carlos, irmã de Camilla, tem 10 anos. Rosalyn é o nome de uma música da banda The Pretty Things. Fisicamente parecida com o pai, é uma menina muito tranquila e gentil. Fala quatro línguas: português, inglês, espanhol e alemão. Rosie se despede dos outros em alemão: Auf Windersen (Até logo)! Alegre, cheia de vida, gostou da irmã que acabou de conhecer. Ficou muito triste quando descobriu que Camilla estava presa por causa de uma briga de gangues. Diferentemente da irmã, que gosta de David Bowie e rock clássico, Rosie gosta das estrelas da Disney e da Nickelodeon. Rosie é muito fã de Demi Lovato e sonha ir para um show dela. Mas começou a ouvir o que a irmã escutava e gostou.

SEU JOSÉ BRANDÃO E DONA FÁTIMA BRANDÃO: avós de Camilla e pais de Alexandra. Seu José tem 65 anos e dona Fátima tem 60. Criaram a netinha mais velha com muita liberdade e poucas regras. A única regra que os avós fizeram questão que a neta seguisse: tirar excelentes notas. Eles não ligam para os cabelos meio esquisitos da netinha. Mesmo depois que os pais voltam, Camilla continua a morar com os avós, pois enxergava neles a figura paterna e materna. Mesmo que Camilla tenha entrado em uma gangue e tenha sido presa por perturbação da ordem pública, não se arrependem da criação da neta. Porque provavelmente a filha deles, Alexandra, daria uma criação pior para Camilla.

LUCIANO DE ASSIS LOPES: namorado de Camilla e tem 18 anos. É muito alto e magro e não tem nenhum pelo nas sobrancelhas. Quando a namorada entra para a gangue TVC 15 não se importa muito, até que ela vai presa e ferida. Luciano se veste de mulher por prazer, não por opção sexual. Em uma parte ele aparece vestido com uma das criações da namorada, que criou uma Maison, depois de sair da gangue TVC 15: Haus of Milla.

LEVI MATOS: braço direito e esquerdo de Camilla, tem 16 anos e tem uma namorada, Angela. Amigo de Camilla de longa data é o mentor intelectual da TVC 15. E chama sua namorada para integrar a gangue. No início Angela não aceita, mas entra.

NATÁLIA LOPES: grande amiga de Camilla e irmã de Luciano. Adotada pelos pais de Luciano quando tinha 2 anos, Natália chega a entrar para a TVC 15, mas sai por não suportar a violência. Natália é uma garota amiga, muito inteligente, e que sempre está rindo.

ANABELA MATOS: amiga de Camilla e irmã de Levi, tem 15 anos. Cega de nascimento precisa de ajuda para coisas simples: como amarrar o sapato, e andar por aí. Desaprova a gangue da irmã e a TVC 15.

ANGELA PRADO: mais conhecida como Angie, trabalha na biblioteca, tem 17 anos e é namorada de Levi. Acaba entrando para a TVC 15 porque Sílvia estragou os livros da biblioteca.

Deixe um comentário